Com
esta ferramenta é possível identificar o que se pode melhorar, obter
informações sobre a evolução da página e até sobre o tipo de posts que se
fazem. É possível também monitorizar as páginas concorrentes e compara-las com
a nossa.
Análise e medição do Likealyzer
Ao
abri o site, a primeira coisa que aparece é um campo para colarmos o url da
página que pretendemos analisar.
Pode
ser analisada qualquer página do facebook, desde que se saiba o url dela. No
entanto se o analisador for administrador da página e fizer login com o
Facebook nesta ferramenta, tem acesso a um número muito maior de dados e
informação.
A
análise feita é relativa ao último mês.
Likealizer - Significado de cada
ponto analisado
Personal Advice
Esta
é a primeira informação obtida. Aqui temos a principal mudança que podemos
fazer para melhorar o desempenho da página. No
exemplo a ferramenta aconselha a publicar bom conteúdo com mais frequência,
apontando para pelo menos 5 posts por semana.
Frontpage
Na
análise ao frontpage são verificadas as informações da página e se tudo está
bem preenchido.
É
efetuada a análise ao username (nome do usuário), cover photo (foto de capa),
profile picture (foto de perfil), call to action (botão de interação ou chamada
de atenção para o utilizador efetuar uma ação), about (sobre). No exemplo
apresentado a pontuação está a 100%, o que quer dizer que não existe nada a
melhorar.
About
Nesta
secção é feita uma análise a :
Contact
information (Informações de contacto): analisa as informações de contacto como
o site, telefone, email.
Milestones
(marcos): analisa marcos ou acontecimentos da página que vão ajudar a contar a
história do negócio.
Location
(localização): este campo só aparece para páginas de negócio com endereço físico.
No
exemplo em cima, a página não assinalou nenhum “marco”, sendo penalizada por
isso.
Activity
Aqui
são analisados:
Posts
per day (posts por dia): quantidade de posts que se faz por dia na página.
Post
variation (variação de posts): a variação de formatos de posts, entre fotos,
texto ou vídeos, é importante para oferecer conteúdos diferentes para a audiência.
Average
post length (tamanho médio dos posts): aqui, posts com menos de 100 caracteres
são considerados melhores.
Native
facebook vídeos (vídeos nativos): a ferramenta considera o número de vídeos colocado
diretamente no facebook, sem link, inserido diretamente.
Pages
liked (páginas gostadas): é o número de páginas que a página gostou. É
importante a página gostar de outras páginas, pois aumenta a interação.
No
exemplo apresentado, verifica-se que deveriam ser colocados mais posts por dia,
a página foi penalizada por isso.
Response
Aqui
é analisada a taxa de resposta e a interação com o público da página.
Users
can post (usuários podem publicar): as páginas permitem que o utilizador
comente, publique ou avalie.
Response
rate (taxa de resposta): é a taxa de resposta da página aos utilizadores que
entram em contacto por mensagem privada.
Response
time (tempo de resposta): é a rapidez com que a página responde à interação do
utilizador.
Likerank
Ranking
criado pela ferramenta , de forma a dar pontuação à página analisada. Quanto
melhor o desempenho, melhor a nota. Para além da pontuação, a cor também mostra
o desempenho. Verde ( muito bom ), amarelo (razoável), vermelho (muito mau).
Leaderboard
Esta
secção permite adicionar concorrentes para se comparar com a página analisada.
Likes Grownth
Nesta
secção é analisado a percentagem de crescimento no número de likes da página,
no período de 7, 14 ou 30 dias. Mostra também o total de likes e novos likes.
Engagement
Aqui
são analisados dados referentes a taxa de interação do público. Pode se também
filtrar por 7, 14 ou 30 dias.
Engagemente
rate (taxa de interação): aqui é analisada a interação da página, em mau, bom ou excelente.
People
talking about this (pessoas que falam sobre a página): aqui os dados são sobre
o número de utilizadores que falam sobre a página.
Interactions
per post (interações por post): fornece a média de interações por post na página.
No
exemplo apresentado, a taxa de interação está má, o que penaliza a página.
Ranking
O
ranking mostra em que posição a página está de acordo com o Likerank. Pode ser
mostrado o ranking em todos os países e categorias, só no país em questão, ou
dentro da categoria.
Agora só falta você avaliar a sua página. Vamos a isso? https://likealyzer.com
Marta Almeida - Licenciada em Gestão de Marketing | Mestranda em Marketing Digital
www.marketingparapmes.pt
Comentários
Enviar um comentário