Avançar para o conteúdo principal

Blogs Portugal

LikeAlyzer: a ferramenta para analisar as páginas do Facebook



Com esta ferramenta é possível identificar o que se pode melhorar, obter informações sobre a evolução da página e até sobre o tipo de posts que se fazem. É possível também monitorizar as páginas concorrentes e compara-las com a nossa.


Análise e medição do Likealyzer
Ao abri o site, a primeira coisa que aparece é um campo para colarmos o url da página que pretendemos analisar.



Pode ser analisada qualquer página do facebook, desde que se saiba o url dela. No entanto se o analisador for administrador da página e fizer login com o Facebook nesta ferramenta, tem acesso a um número muito maior de dados e informação.
A análise feita é relativa ao último mês.

  
Likealizer - Significado de cada ponto analisado

Personal Advice



Esta é a primeira informação obtida. Aqui temos a principal mudança que podemos fazer para melhorar o desempenho da página. No exemplo a ferramenta aconselha a publicar bom conteúdo com mais frequência, apontando para pelo menos 5 posts por semana.

Frontpage



Na análise ao frontpage são verificadas as informações da página e se tudo está bem preenchido.
É efetuada a análise ao username (nome do usuário), cover photo (foto de capa), profile picture (foto de perfil), call to action (botão de interação ou chamada de atenção para o utilizador efetuar uma ação), about (sobre). No exemplo apresentado a pontuação está a 100%, o que quer dizer que não existe nada a melhorar.

About


Nesta secção é feita uma análise a :
Contact information (Informações de contacto): analisa as informações de contacto como o site, telefone, email.
Milestones (marcos): analisa marcos ou acontecimentos da página que vão ajudar a contar a história do negócio.
Location (localização): este campo só aparece para páginas de negócio com endereço físico.
No exemplo em cima, a página não assinalou nenhum “marco”, sendo penalizada por isso.

Activity



Aqui são analisados:
Posts per day (posts por dia): quantidade de posts que se faz por dia na página.
Post variation (variação de posts): a variação de formatos de posts, entre fotos, texto ou vídeos, é importante para oferecer conteúdos diferentes para a audiência.
Average post length (tamanho médio dos posts): aqui, posts com menos de 100 caracteres são considerados melhores.
Native facebook vídeos (vídeos nativos): a ferramenta considera o número de vídeos colocado diretamente no facebook, sem link, inserido diretamente.
Pages liked (páginas gostadas): é o número de páginas que a página gostou. É importante a página gostar de outras páginas, pois aumenta a interação.
No exemplo apresentado, verifica-se que deveriam ser colocados mais posts por dia, a página foi penalizada por isso.

Response


Aqui é analisada a taxa de resposta e a interação com o público da página.
Users can post (usuários podem publicar): as páginas permitem que o utilizador comente, publique ou avalie.
Response rate (taxa de resposta): é a taxa de resposta da página aos utilizadores que entram em contacto por mensagem privada.
Response time (tempo de resposta): é a rapidez com que a página responde à interação do utilizador.
  
Likerank



Ranking criado pela ferramenta , de forma a dar pontuação à página analisada. Quanto melhor o desempenho, melhor a nota. Para além da pontuação, a cor também mostra o desempenho. Verde ( muito bom ), amarelo (razoável), vermelho (muito mau).

  

Leaderboard
Esta secção permite adicionar concorrentes para se comparar com a página analisada.



Likes Grownth


Nesta secção é analisado a percentagem de crescimento no número de likes da página, no período de 7, 14 ou 30 dias. Mostra também o total de likes e novos likes.

Engagement


Aqui são analisados dados referentes a taxa de interação do público. Pode se também filtrar por 7, 14 ou 30 dias.
Engagemente rate (taxa de interação): aqui é analisada a interação da página, em  mau, bom ou excelente.
People talking about this (pessoas que falam sobre a página): aqui os dados são sobre o número de utilizadores que falam sobre a página.
Interactions per post (interações por post): fornece a média de interações por post na página.
No exemplo apresentado, a taxa de interação está má, o que penaliza a página.
Ranking


O ranking mostra em que posição a página está de acordo com o Likerank. Pode ser mostrado o ranking em todos os países e categorias, só no país em questão, ou dentro da categoria.
Agora só falta você avaliar a sua página. Vamos a isso? https://likealyzer.com



Marta Almeida - Licenciada em Gestão de Marketing | Mestranda em Marketing Digital 
www.marketingparapmes.pt



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre alcance pago e orgânico?

Como o nome indica, alcance pago, é quando alcançamos público investindo dinheiro. No entanto o Facebook tem uma boa definição disto: "  O alcance pago é o número de pessoas ao qual apareceu no ecrã uma publicação paga da tua Página. O alcance orgânico é o número de pessoas ao qual apareceu no ecrã uma publicação não paga da tua Página. O alcance orgânico pode ser discriminado como viral e não viral: Viral : o número de pessoas ao qual apareceu no ecrã qualquer conteúdo da tua Página ou sobre a mesma, porque o respetivo amigo gosta ou segue a tua Página, interage com uma publicação, partilha uma foto da tua Página e visita a mesma. Não viral : o número de pessoas ao qual apareceu no ecrã qualquer conteúdo da tua Página. Isto não inclui quando o amigo de alguém gosta ou segue a tua Página, interage com uma publicação, partilha uma foto da tua Página e visita a mesma. " Fonte: Facebook" Existem vários motivos para o alcance orgânico ser afetado: O con

Preciso de Conteúdo para as minhas redes sociais, e agora?

Diariamente são partilhamos , centenas, milhares , centenas de milhares de posts com informação, nos mais diversos negócios e áreas da nossa sociedade. As empresas sentem uma enorme necessidade de criar constantemente para alimentar o mostro das redes sociais , de forma a conseguirem superar a concorrência, chamar a atenção dos seus cliente e angariar novos. (Kawasaki & Fitzpatrick, 2017) , diz que o maior desafio do dia nas redes sociais, é encontrar conteúdo para compartilhar . É o que chamamos de alimentar o monstro do conteúdo. Há duas maneiras de fazer isso: a criação e a curadoria. A criação de conteúdo consiste em escrever longos posts, tirar fotos , produzir vídeos etc. No entanto é realmente difícil, manter durante muito tempo uma criação activa e constante de conteúdo. Sabemos também que é realmente necessário que quando se fala de redes sociais, a alimentação delas é de extrema importância para a sobrevivência e crescimento de qualquer rede. A chamad