Avançar para o conteúdo principal

Blogs Portugal

Qual a diferença entre alcance pago e orgânico?





Como o nome indica, alcance pago, é quando alcançamos público investindo dinheiro.

No entanto o Facebook tem uma boa definição disto:

O alcance pago é o número de pessoas ao qual apareceu no ecrã uma publicação paga da tua Página. O alcance orgânico é o número de pessoas ao qual apareceu no ecrã uma publicação não paga da tua Página. O alcance orgânico pode ser discriminado como viral e não viral:
  • Viral: o número de pessoas ao qual apareceu no ecrã qualquer conteúdo da tua Página ou sobre a mesma, porque o respetivo amigo gosta ou segue a tua Página, interage com uma publicação, partilha uma foto da tua Página e visita a mesma.
  • Não viral: o número de pessoas ao qual apareceu no ecrã qualquer conteúdo da tua Página. Isto não inclui quando o amigo de alguém gosta ou segue a tua Página, interage com uma publicação, partilha uma foto da tua Página e visita a mesma. " Fonte: Facebook"
  • Existem vários motivos para o alcance orgânico ser afetado:
  1. O conteúdo que publicamos ( é ou não interessante para o nosso público );
  2. Horas a que são feitas as publicações;
  3. Se o nosso público está a ver no telemóvel ou no computador
  4. Como o público interagiu no passado com publicações semelhantes
Vou dar um exemplo para perceberem. Imaginem que fazem um post e que alcança 10% do vosso público da página. 
No próximo post semelhante, colocado à mesma hora e em tudo semelhante ao anterior, pode até alcançar mais público que o anterior. Mas imaginem, que alteram a hora de publicação...o alcance pode cair drasticamente. 
Isto é só um exemplo simples, existem inúmeros motivos para isto acontecer, o importante é estarmos atentos e analisar bem as estatísticas.

Onde pode ver isto ?

> Vá ao separador das estatísticas
> Escolha publicações ( ver todas as publicações publicadas )
> Aqui já tem uma ideia das melhores publicações, o seu alcance orgânico e pago


Marta Almeida - Licenciada em Gestão de Marketing | Mestranda em Marketing Digital 
www.marketingparapmes.pt






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como vender mais nas Redes Sociais

Como Vender mais nas Redes Sociais , é o está na mente de todos......todos os dias.... Vejam aqui o vídeo 

Anúncios do facebook com Botão whatsapp

Ainda não me tinha aparecido esta funcionalidade que o Facebook lançou em Dezembro de 2017....Não chega a todos ao mesmo tempo, mas não era preciso demorar mais tempo por ser para portugal ok? Aqui está a linda imagem da funcionalidade no meu gestor de negócios...estou emocionada ....kkkk Ao elaborarmos o anúncio, podemos adicionar o nosso número de whatsapp para que as pessoas nos possam enviar mensagens...Já podiam através do messenger...do twitter....msg de telemóvel....etc ... e agora por whatsapp...hum Aqui a meu ver, o interessante é que é cómodo para quem fala com a empresa, e a empresa ao falar com quem contacta, consegue ver qual o anúncio associado à mensagem. “Muitas pessoas já estão usando o WhatsApp para se comunicar com pequenas empresas. Esta é uma maneira rápida e conveniente de manter contato. Ao adicionar um botão de clique para o WhatsApp para anúncios do Facebook, as empresas agora podem tornar ainda mais fácil conhecer seus produtos, fazer consultas o...