No entanto o Facebook tem uma boa definição disto:
" O alcance pago é o número de pessoas ao qual apareceu no ecrã uma publicação paga da tua Página. O alcance orgânico é o número de pessoas ao qual apareceu no ecrã uma publicação não paga da tua Página. O alcance orgânico pode ser discriminado como viral e não viral:
- Viral: o número de pessoas ao qual apareceu no ecrã qualquer conteúdo da tua Página ou sobre a mesma, porque o respetivo amigo gosta ou segue a tua Página, interage com uma publicação, partilha uma foto da tua Página e visita a mesma.
- Não viral: o número de pessoas ao qual apareceu no ecrã qualquer conteúdo da tua Página. Isto não inclui quando o amigo de alguém gosta ou segue a tua Página, interage com uma publicação, partilha uma foto da tua Página e visita a mesma. " Fonte: Facebook"
- Existem vários motivos para o alcance orgânico ser afetado:
- O conteúdo que publicamos ( é ou não interessante para o nosso público );
- Horas a que são feitas as publicações;
- Se o nosso público está a ver no telemóvel ou no computador
- Como o público interagiu no passado com publicações semelhantes
Vou dar um exemplo para perceberem. Imaginem que fazem um post e que alcança 10% do vosso público da página.
No próximo post semelhante, colocado à mesma hora e em tudo semelhante ao anterior, pode até alcançar mais público que o anterior. Mas imaginem, que alteram a hora de publicação...o alcance pode cair drasticamente.
Isto é só um exemplo simples, existem inúmeros motivos para isto acontecer, o importante é estarmos atentos e analisar bem as estatísticas.
Onde pode ver isto ?
> Vá ao separador das estatísticas
> Escolha publicações ( ver todas as publicações publicadas )
> Aqui já tem uma ideia das melhores publicações, o seu alcance orgânico e pago
Marta Almeida - Licenciada em Gestão de Marketing | Mestranda em Marketing Digital
www.marketingparapmes.pt
Comentários
Enviar um comentário