Nos dias de hoje, o antigo modelo de vendas, está a ser
substituído por um novo, completamente adequado a um novo consumidor.
Este novo consumidor, é alguém que está sempre ligado online,
usa um smartphone, e pesquisa tudo que pretende na internet.
Quando este novo consumidor quer comprar, já sabe onde ir
buscar aquilo que quer, pois já pesquisou, já reconhece os locais onde o
produto ou serviço existem, os seus preços e até o nível de resposta e
envolvimento que as empresas que ele pesquisou fornecem, pois já as contactou
online.
É também um consumidor que pede recomendações
aos amigos e pergunta quem conhece o produto ou serviço, pesquisando todo o
género de recomendações existentes online, antes de comprar.
Por isso as empresas tem de se adequar a
esta nova realidade.
Aqui surge o Social Selling
> É a utilização das redes sociais para
interagir diretamente com as pessoas certas, criar relações de confiança e
atingir os objetivos de vendas da empresa.
3 passos para um Social
Selling Eficaz (B2B)
- Defina a plataforma > Não é necessário
estar em todas as Redes Sociais, mas tenha a certeza que o seu perfil está
otimizado nas 3 maiores redes ( Linkedin, Twitter, Facebook, dependendo do
país e da sua persona ) ;
- Ouça a sua audiência. As redes sociais são uma
excelente oportunidade para se saber opiniões, perceber o consumidor e
ouvir a audiência ;
- Interaja nas Redes Sociais, oferecendo conteúdo
relevante e de valor para o seu consumidor. Posicione-se como alguém que
resolve os seus problemas.
4 pilares do Social
Selling
1. Ouvir e aprender
·
Comerciais descobrem potenciais leads ao
monitorizar as redes sociais;
·
Elabora-se mapeamentos de relacionamentos
dentro das empresas potenciais para determinar quem são os tomadores de
decisão, e coloca-los como “target”, aproveitando contactos compartilhados para
referências e introduções;
2. Pesquisar e
relacionar-se
·
Da mesma forma como os consumidores B2C se
expressam online, os consumidores B2B, expressam as suas angústias, aspirações
e necessidades através dos meios de comunicação. Para vendedores atentos, isto
é “ter a papinha feita”;
·
Toda esta informação pesquisada permite
transformar chamadas frias em introduções quentes;
3. Interagir e impressionar
·
As redes sociais permitem ao comercial,
comunicar-se ativamente com mais contas, mantendo-se mais informado sobre elas;
·
É possível colocarmos etiquetas, para
marcar eventos em alguém que estamos a seguir, sem incomodarmos a pessoa, com
chamadas de acompanhamento, que agregam pouco valor;
·
Quando a oportunidade de interação surge,
o comercial pode chegar ao cliente através da rede social;
4. Colaborar e fechar
negócio
• As vendas B2B não podem ser consideradas
interações entre representantes comerciais;
• O processo de venda tem de ser basear em práticas
empresariais sólidas, envolver a força das redes sociais, tornando o processo
de venda, tão colaborativo quanto possível, á semelhando do que já é o próprio
processo de compra.
• O comercial deve pesquisar “prospects” (alguém
que demonstra interesse ter um problema resolvido)
Mestranda em Marketing Digital pelo Iscap-Empresária e Consultora de
Marketing Digital
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