Tropecei no Pinterest
em Maio de 2010, cerca de 2 meses após o seu lançamento. Longe de perceber que
era uma nova rede social, estava apenas a procurar imagens e inspiração.
Em Agosto de 2011 já a Time Magazine listava o Pinterest como um dos 50 melhores websites desse ano! Daí ao lançamento de contas profissionais foi um pequeno passo e, em Outubro de 2012, tínhamos o Pinterest for Business.
Em Agosto de 2011 já a Time Magazine listava o Pinterest como um dos 50 melhores websites desse ano! Daí ao lançamento de contas profissionais foi um pequeno passo e, em Outubro de 2012, tínhamos o Pinterest for Business.
O Pinterest é uma rede social que fornece inspiração! Sobre isto, não
há dúvidas.
As pessoas procuram o Pinterest para se inspirarem, verem ideias de outros utilizadores e novos produtos - para descobrir!
As pessoas procuram o Pinterest para se inspirarem, verem ideias de outros utilizadores e novos produtos - para descobrir!
E por isso se impõem a questão: se
o seu cliente está no Pinterest por que
não está o seu negócio?
Talvez estes
números o ajudem a agir:
Número total de utilizadores: 175 milhões
Número total de Pins: +
de 50 biliões
Número total de Boards: +
de 1 bilião
87% Dos
utilizadores já compraram algum produto por causa do Pinterest.
72% Dos
utilizadores utilizam o Pinterest
para tomar decisões de compra
67% Dos
utilizadores têm menos de 40 anos.
Mais de 5%
Do tráfego dos websites provem do Pinterest.
80% Dos
utilizadores acedem via mobile.
Para 2018, as tendências reveladas pelo Pinterest, em termos de categorias são:
·
Comida
·
Viagens
·
Casa
·
Crianças e parentalidade
·
Moda feminina
·
Moda masculina
·
Saúde e bem-estar
·
Beleza
Celebrações
Celebrações
·
Passatempos e interesses
Consegue ver o seu público-alvo no Pinterest? Então continue a ler!
Precisa alcançar esse público-alvo,
que procura mais informação e tendências sobre os seus temas favoritos! O
primeiro passo será criar a sua conta no Pinterest
for Business, algo bastante simples e intuitivo.
Depois de criada a conta… mãos à
obra!
12 Dicas para otimizar o seu Pinterest:
#1 Optimize
o perfil no Pinterest
Tenha atenção ao nome que vai utilizar, para que a sua marca seja facilmente encontrada pelo seu público-alvo. O URL do Pinterest servirá como palavra-chave!
Tenha atenção ao nome que vai utilizar, para que a sua marca seja facilmente encontrada pelo seu público-alvo. O URL do Pinterest servirá como palavra-chave!
#2 Escolha
os Boards
Os Boards – quadros ou pastas de pins – devem ser bem organizados e estruturados por temas. Escolha bem os títulos! Pense: como é que o meu público-alvo fará a pesquisa de forma a chegar à minha marca? Por vezes não é tão difícil quanto parece, basta nos colocarmos do outro lado!
Os Boards – quadros ou pastas de pins – devem ser bem organizados e estruturados por temas. Escolha bem os títulos! Pense: como é que o meu público-alvo fará a pesquisa de forma a chegar à minha marca? Por vezes não é tão difícil quanto parece, basta nos colocarmos do outro lado!
#3 Os Pins
Os Pins são as imagens (e agora também vídeos!) que compõem os Boards. Dedique tempo a trabalhar nelas, seja criativo nas formas como apresenta os seus produtos e a sua marca. Se tal não for possível, existem bancos de imagem de muito boa qualidade.
Os Pins são as imagens (e agora também vídeos!) que compõem os Boards. Dedique tempo a trabalhar nelas, seja criativo nas formas como apresenta os seus produtos e a sua marca. Se tal não for possível, existem bancos de imagem de muito boa qualidade.
Tenha em mente que a qualidade é
recompensada com Repins –
funcionalidade semelhante à “partilha” do Facebook - e com tráfego para o seu
website!
#4 Otimize
para mobile
É certo que o Pinterest não tem grande limitação em termos de dimensão de imagens, no entanto as verticais parecem ter mais impacto porque ocupam mais espaço. Por outro lado, funcionam muito bem em ambiente mobile (Não esquecer a importância do mobile!)
É certo que o Pinterest não tem grande limitação em termos de dimensão de imagens, no entanto as verticais parecem ter mais impacto porque ocupam mais espaço. Por outro lado, funcionam muito bem em ambiente mobile (Não esquecer a importância do mobile!)
#5 As
descrições
Deve ter especial cuidado com a descrição de cada imagem, até porque a descrição vai ajudar os motores de busca a encontrarem os seus Pins. Seja específico e adicione alguns detalhes, estes vão ajudar o público-alvo a encontrar os seus Pins, logo a sua marca.
Deve ter especial cuidado com a descrição de cada imagem, até porque a descrição vai ajudar os motores de busca a encontrarem os seus Pins. Seja específico e adicione alguns detalhes, estes vão ajudar o público-alvo a encontrar os seus Pins, logo a sua marca.
#6 As
hashtags
O Pinterest não vive de hashtags, como o Twitter ou o Instagram, mas estas podem ajudar a encontrar os seus Pins. Seja (muito) ponderado na utilização de hashtags, limite-as ao final da descrição dos Pins e ofereça conteúdo que está verdadeiramente relacionado com as mesmas. Até porque quanto à utilização destas, o Pinterest não é muito claro - Hashtags no Pinterest.
O Pinterest não vive de hashtags, como o Twitter ou o Instagram, mas estas podem ajudar a encontrar os seus Pins. Seja (muito) ponderado na utilização de hashtags, limite-as ao final da descrição dos Pins e ofereça conteúdo que está verdadeiramente relacionado com as mesmas. Até porque quanto à utilização destas, o Pinterest não é muito claro - Hashtags no Pinterest.
#7 Palavras-chave
As palavras-chave devem estar na descrição do pin. Coloque aquelas mais importantes para a sua marca mas faça-o de forma natural! E, certifique-se que os links dos Pins devem estar a funcionar corretamente (o Pinterest penaliza quando os links não funcionam) e corresponder ao pin em questão.
As palavras-chave devem estar na descrição do pin. Coloque aquelas mais importantes para a sua marca mas faça-o de forma natural! E, certifique-se que os links dos Pins devem estar a funcionar corretamente (o Pinterest penaliza quando os links não funcionam) e corresponder ao pin em questão.
#8 Seja
ativo
O Pinterest é uma rede social e, como qualquer outra, precisa de interagir com outras contas de Pinterest para que interajam também com a sua! Siga os Boards de outras contas, que não sejam propriamente os seus concorrentes, e goste de Pins relacionados com a sua área de atuação. Dedique alguns minutos por dia à dinamização!
O Pinterest é uma rede social e, como qualquer outra, precisa de interagir com outras contas de Pinterest para que interajam também com a sua! Siga os Boards de outras contas, que não sejam propriamente os seus concorrentes, e goste de Pins relacionados com a sua área de atuação. Dedique alguns minutos por dia à dinamização!
#9 Planeie
Seja consistente! Faça um calendário mensal de conteúdos apelativos a publicar algumas vezes por semana. Se não o fizer, ao fim de algumas semanas, depois de passar a “novidade”, vai-se esquecer ou vai procurar conteúdos à pressa e o resultado vai ser desastroso. Despenda também de algum tempo a pesquisar os Pins mais populares dentro do seu mercado e, se pertinentes, faça Repin dos mesmos.
Seja consistente! Faça um calendário mensal de conteúdos apelativos a publicar algumas vezes por semana. Se não o fizer, ao fim de algumas semanas, depois de passar a “novidade”, vai-se esquecer ou vai procurar conteúdos à pressa e o resultado vai ser desastroso. Despenda também de algum tempo a pesquisar os Pins mais populares dentro do seu mercado e, se pertinentes, faça Repin dos mesmos.
#10 Verifique
o Website
Extremamente importante fazer a verificação do seu website. Nas definições veja a opção “Reivindicar Website” e siga as instruções.
Esta verificação vai permitir-lhe aceder às análises da sua conta - Pinterest Analytics. Todos sabemos que as métricas nos permitem aferir se estamos no bom caminho ou se está na altura de mudar a nossa estratégia!
Extremamente importante fazer a verificação do seu website. Nas definições veja a opção “Reivindicar Website” e siga as instruções.
Esta verificação vai permitir-lhe aceder às análises da sua conta - Pinterest Analytics. Todos sabemos que as métricas nos permitem aferir se estamos no bom caminho ou se está na altura de mudar a nossa estratégia!
#11 Botão
Salvar
Para que o seu público-alvo seja ativo, é importante facilitar as coisas! Adicione um botão “Salvar” no seu website - pode utilizar o Pinterest Widget builder. Este botão pode ser adicionado a todas as imagens do website ou apenas a algumas que selecione.
Para que o seu público-alvo seja ativo, é importante facilitar as coisas! Adicione um botão “Salvar” no seu website - pode utilizar o Pinterest Widget builder. Este botão pode ser adicionado a todas as imagens do website ou apenas a algumas que selecione.
#12 Promova
os Pins
Depois de gerir o seu Pinterest com alguma confiança, poderá experimentar promover os seus pins - Pinterest Ads - e alcançar um maior número de pessoas. Desde vídeos a imagens, os anúncios no Pinterest podem impulsionar a sua marca, se o objetivo e a estratégia forem bem traçados!
Mas, este tema terá especial atenção num próximo artigo!
Depois de gerir o seu Pinterest com alguma confiança, poderá experimentar promover os seus pins - Pinterest Ads - e alcançar um maior número de pessoas. Desde vídeos a imagens, os anúncios no Pinterest podem impulsionar a sua marca, se o objetivo e a estratégia forem bem traçados!
Mas, este tema terá especial atenção num próximo artigo!
O que achou destas dicas?
Alda Maia
Digital Marketer
Marketing para Pme's
|
Comentários
Enviar um comentário